Distribuidora de Carnes Martins

Como aumentar o lucro do seu açougue em pouco tempo

É um desafio obter margens de lucro substanciais na indústria de carnes, normalmente impulsionadas por altos volumes e baixas margens. Mas, com o planejamento e a estratégia corretos, você pode contribuir com margens de lucro significativas para o seu açougue.

Antigamente bastava abrir um açougue em qualquer cidade, colocar os produtos na vitrine e num piscar de olhos as pessoas compravam. As receitas eram altas, as despesas eram modestas e nunca faltavam clientes. Mas isso foi há muito, muito tempo. 

Hoje, inquestionavelmente, a realidade mudou. Parece que a concorrência aumentou drasticamente, que a crise tirou todos os clientes e que a única maneira de salvar seu açougue é travando uma guerra de preços! Que tem o único resultado de não ter vencedores!

Não importa a crise, a concorrência dos hipermercados ou o fato de você estar aberto há 20 anos ou uma semana. Para falar a verdade, a qualidade da sua carne ou o preço também não importam. O que realmente importa é a experiência que todo cliente vive comprando e usando seu produto.

Hoje, mais do que nunca, o impacto emocional é o aspecto mais importante no comércio de bens ou serviços. Concentre-se na singularidade da experiência de compra. A venda da sua carne deve ser apoiada por estratégias de pré e pós-venda que possam tornar a experiência de compra uma experiência memorável.

 

Procure a SINGULARIDADE do seu açougue

Para vencer a competição você tem que  se diferenciar. Você não pode ser percebido como o açougueiro genérico. Se você quer ter um açougue de sucesso, o primeiro passo é encontrar a sua  singularidade. O que significa especializar-se por categorias de produtos/serviços (propondo uma seleção de carnes maturadas) ou por segmentos de clientes, ou oferecendo esses mesmos produtos com diferentes métodos de processamento, ou diferenciando pela origem dos produtos (venda apenas carnes de fazendas locais). 

Seu principal objetivo deve ser criar sua própria posição de marca. Quando uma pessoa quer comprar carne, ela imagina mentalmente uma lista de açougueiros aos quais pode recorrer. Se o seu açougueiro está no topo desta lista, então o desafio está vencido. E isso só pode acontecer quando o seu açougue é percebido como único e diferente da concorrência.

 

Não subestime o valor da comunicação e do cuidado com a imagem

Comece a partir desta suposição. Cada vez mais clientes estão comprando um produto não tanto pelo seu valor real, mas sobretudo pelo seu valor percebido. E você tem que aumentar esse valor percebido. Como? Ao fazer uma excelente comunicação do seu talho ou do tipo de carne que propõe ou da técnica de maturação que utiliza, cuidando da imagem da loja nas redes sociais, no site e em todas as campanhas publicitárias que cria para a sua promoção. E cuide também da ambientação e iluminação do açougue, do arranjo da carne e da escolha das etiquetas de preço. Lembre-se de conquistar acima de tudo o lado emocional do seu cliente.

 

Identifique e siga um método de trabalho

A menos que seu açougue esteja localizado em um aeroporto ou estação de trem, seus clientes não estão de passagem e podem se tornar  clientes “fortes” ou fiéis. Lembre-se que é mais difícil conquistar um novo cliente do que vender outras vezes para uma pessoa que já comprou de você. Em seguida, identifique um plano de trabalho que leve em conta esse aspecto, coloque-o em prática diariamente, meça os resultados de cada ação e melhore-os continuamente. Por exemplo, podemos sugerir um  plano de marketing muito eficaz que se baseia em pelo menos três ações fundamentais:

  1. A) Levar os clientes ao açougue, divulgar o seu açougue.
  2. B) Vender para esses clientes e conectá-los, solicitando contatos de e-mail, telefones ou endereços residenciais.
  3. C) Entrar em contato novamente e incentivá-los a voltar através de ofertas ou promoções dedicadas a eles. Consolide o relacionamento com seus clientes e incentive-os a voltar.

 

Crie um espaço de relaxamento no seu açougue

O que pode te diferenciar da concorrência é o  cuidado no relacionamento com seus clientes. De fato, oferecer um café a alguém certamente o deixa à vontade, tornando-o mais disposto a comprar. Assim, montar um espaço de café irá ajudá-lo a aumentar as vendas, mimar o cliente e aumentar a chance de que este volte ao açougue porque o  perceberá  como um  ambiente positivo e amigável.

 

Tente criar uma vitrine “gritante” 

Se você está se perguntando como convencer  potenciais clientes  a entrar em sua loja, uma resposta é certamente montar uma  vitrine chamativa, que impressione o cliente à primeira vista. Em alguns talhos, foram criadas vitrines que são células de envelhecimento onde se pode atrair a atenção do cliente de passagem com lombos em fase de maturação. 

Concentre-se em alguns produtos exibidos com destaque em um belo cenário. Ou foque na  criatividade e originalidade dos materiais utilizados.

Por fim, não se limite a montar a janela apenas em ocasiões especiais como o verão ou o Natal, mas varie e cuide da janela com mais frequência. O que é mais chato, para quem gostaria de comprar, do que ver sempre a mesma vitrine?

 

Atraia clientes com publicidade direcionada

Henry Ford disse: “Quem para de anunciar para economizar dinheiro é como parar o relógio para economizar tempo”. E se a publicidade é sempre essencial, hoje ainda mais necessária é  a publicidade dirigida a um público-alvo específico. Isso ajudará você a tornar seu  investimento em publicidade muito mais lucrativo. Divida sua oferta, por exemplo, abordando pessoas específicas que têm paixão por carne maturada. E então, quando você anuncia, apenas segmente as pessoas com essa paixão.

 

Use as mídias sociais para promoções do seu açougue

Se você deseja anunciar localmente, os anúncios patrocinados pelo Facebook ou Instagram estão entre as ferramentas mais  eficazes e relativamente menos caras. Use a  página da sua empresa (não o perfil): escolha a imagem certa, o público e o lugar certo para o seu produto, comece com uma pequena quantia e analise os resultados. 

Reformule e reequilibre todos esses elementos durante a campanha publicitária e nas subsequentes e você descobrirá sua fórmula perfeita para criar a  publicidade mais eficiente: aquela em que sua visibilidade será máxima com o mínimo custo.

 

Mantenha o relacionamento com o cliente através de contato por whatsapp ou e-mail

Recolher o contato telefónico ou e-mail do seu cliente significa poder contatá-lo a qualquer momento, sem esperar que volte ao açougue. Assim, por exemplo, pode informá-lo de quaisquer promoções, eventos ou mesmo novidades e curiosidades relacionadas com a atividade que realiza ou os produtos que oferece.

No contexto do relacionamento com o cliente, o contato por WhatsApp ou e-mail é um elemento que deve ser manipulado com muita habilidade. Mas tenha cuidado! Para pedir o e-mail tem que dar algo em troca como um Cartão Fidelidade ou um desconto especial para novos clientes.

 

SOBRE A GENTE

Nos importamos com a família brasileira, por isso trazemos aqui dicas deliciosas, nutritivas e curiosidades legais sobre o universo das carnes.

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