De modo geral, a carne é o diferencial do cardápio de qualquer restaurante. Desde o clássico prato feito até o espeto da churrascaria, os cortes de carnes comandam a cozinha.
Porém, no ano de 2021, devido a diversos fatores como a pandemia, o preço da carne bovina, subiu 29,5%, em relação à 2020. As opções se tornaram mais caras e escassas, aterrorizando tanto os consumidores quanto os fornecedores.
Então, como manter o ritmo do estabelecimento com o preço da carne nas alturas? A Distribuidora Martins traz algumas soluções:
Tirar a carne do cardápio não é uma opção, principalmente se o seu comércio a tem como destaque. Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar isso!
Claro que alguns preços terão de aumentar, mas essa medida deve ser tomada por último, apenas para finalizar o planejamento. Os seus clientes não se importarão de pagar alguns reais a mais, mas um aumento significativo pode espantar alguns.
Em contrapartida, para não cortar a carne, você pode analisar a situação e cortar outros gastos que não te gerem tanto lucro, ou que não sejam bem aproveitados.
Por exemplo: se seu restaurante tem algum prato no cardápio que raramente é pedido, tire-o. Você reduzirá os custos de ingredientes e poderá investir nas carnes.
Acredite se quiser, até ações pequenas como balinhas de brinde pesam muito na contabilidade do mês. O seu negócio deve ter um diferencial, mas atente-se para que ele não pese mais do que o carro-chefe.
É claro, a quantidade de carne pode ser reduzida (no caso de pratos feitos), mas a redução deve ser mínima, senão seus clientes ficarão insatisfeitos!
Se a situação está muito desfavorável para investir em cortes nobres ou de primeira qualidade, ofereça outros cortes mas de um modo reinventado!
Fique de olho no preparo e nos temperos dos cortes mais baratos, para valorizá-los.
Coxas de frango, costelinha suína, patinho, cupim, etc, são cortes que custam menos, porém muito versáteis. Com o devido cuidado gastronômico, eles ficarão tão deliciosos que seus clientes pagarão por um corte barato com sabor de corte nobre!
Um cliente já fidelizado não se importará tanto com a diminuição na quantidade e aumento no preço. Ofereça uma experiência memorável para o seu cliente, sempre baseado no que o seu estabelecimento tem de especial.
Opte por um fornecedor de carne que não aproveite a alta do preço para “cravar a faca” nos seus clientes. Por isso, busque um que ofereça um preço justo e abastecimento fiel mesmo nos momentos de crise.
Nos importamos com a família brasileira, por isso trazemos aqui dicas deliciosas, nutritivas e curiosidades legais sobre o universo das carnes.
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