Distribuidora de Carnes Martins

Tendências da indústria da carne para 2023

Conheça e entenda as tendências da indústria da carne para o Brasil em 2023.

Uma das bases sólidas da economia brasileira com certeza é o agronegócio. E destro deste nicho, a produção e exportação de carnes ocupa uma posição de destaque mundial.

A posição ocupada pelo Brasil no ranking de exportações de carnes de frango e bovina é de primeiro lugar; já para a carne suína, o país aparece como 4º maior exportador do mundo, e as projeções para o ano de 2023 é de que a produção desses três tipos de carne aumente por conta da demanda das vendas externas.

De acordo com a Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento) e com as primeiras projeções que já foram divulgadas sobre a expectativa para o próximo ano, tanto a carne bovina quanto a suína apresentam tendência de aumento em sua produção.

Em termos de produção, a previsão é de que ocorra um aumento para as carnes bovinas de cerca de 5% e nas suínas de quase 9%.

Já as carnes de frango devem registrar uma ligeira queda em sua produção no Brasil, entre 0,5% e 1,66%.

 

Consumo interno da indústria da carne

Os brasileiros terão à disposição no mercado interno pouco mais de 20 milhões de toneladas dos três tipos de carnes juntas.

Isso significa um aumento de aproximadamente 3,5% se for comparado com o ano de 2022, o que pode representar 54% a mais de carne de frango disponível para o consumo no mercado interno brasileiro, 27% a mais de carne bovina e 19% nas carnes suínas.

Embora as especulações iniciais apontem para uma leve queda na produção, principalmente da carne de frango, ainda assim haverá uma disponibilidade maior em 2023 do que em 2022 para os brasileiros.

E isso se deve às projeções na redução, ainda que pequena, da exportação desse tipo específico de carne, o que pode ser uma boa notícia para os brasileiros, já que, se existe uma maior oferta do produto no mercado interno, a tendência também é de que os preços fiquem mais em conta, beneficiando grande parte da população que sofreu com a alta nos preços dos alimentos nos últimos meses, principalmente na carne bovina.

Foi por conta desse aumento, que a população do Brasil se viu obrigada a encontrar alternativas para o consumo de proteínas na alimentação do dia a dia.

As expectativas são bastante otimistas, principalmente pelo agronegócio ser de grande importância para a economia do Brasil, já que a carne brasileira está presente de maneira bastante forte na mesa de diversos consumidores em várias partes do mundo.

A exportação de carnes brasileiras é tão relevante que, para se ter uma ideia, apenas de carne bovina, o Brasil produz uma média de mais de 10 bilhões de toneladas, o que coloca a pecuária do país em uma posição de grande destaque, já que esse é um dos principais produtos brasileiros exportados.

Em um comparativo que demonstra o ritmo de crescimento das exportações de carnes brasileiras, os dois últimos anos apresentou um crescimento bastante expressivo, principalmente em termos de receita, que foi 52% superior no primeiro semestre de 2022 comparando com o mesmo período de 2021.

Isso representou para o Brasil, um faturamento de US$ 6, 2 bilhões no primeiro semestre de 2022, enquanto no mesmo período de 2021 esse faturamento foi de US$ 4,08 bilhões.

A produção das carnes no Brasil, fazendo o mesmo tipo de comparação com o mesmo período, apresentou um aumento de 21,5%.

Com as projeções de ainda mais crescimento na produção e exportações das carnes brasileiras para o ano de 2023, o Brasil ganha cada vez mais espaço no mercado internacional não só por sua posição já consolidada no ranking mundial de fornecedores de carnes para o mundo todo, mas também pela reconhecida qualidade de seus produtos através dos seus compradores internacionais.

Se as previsões da Conab já são otimistas com relação ao aumento da exportação de carnes brasileiras, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em recente relatório, reforça ainda mais essas projeções, fazendo com que o país drible os percalços apresentados nos últimos meses, principalmente pela grande variedade de produtos dos três tipos de carnes (frango, boi e suíno) que é capaz de atender às mais variadas demandas em um número bem amplo de países importadores.

SOBRE A GENTE

Nos importamos com a família brasileira, por isso trazemos aqui dicas deliciosas, nutritivas e curiosidades legais sobre o universo das carnes.

Novidades

Acompanhe sempre o nosso blog para receber dicas fresquinhas.