Distribuidora de Carnes Martins

Como aumentar a margem de lucro no seu açougue

Como aumentar a margem de lucro no seu açougue

 

Você não sabe como fazer para aumentar a margem de lucro do seu açougue? Confira nossas dicas!

A indústria da carne é altamente volátil e o negócio de processamento de carne está expandindo suas instalações para atender à crescente demanda.

É um desafio obter margens de lucro substanciais na indústria de carnes, normalmente impulsionadas por altos volumes e baixas margens. Mas com o planejamento e a estratégia corretos, você pode contribuir com margens de lucro significativas para o seu negócio.

A indústria da carne às vezes tem demandas extremas. Há momentos em que há uma baixa demanda e outros momentos em que a demanda atinge um pico. E se o volume de sua carne cair drasticamente e você enfrentar uma escassez sem antecipação? Como você seria capaz de lidar com isso?

Todo negócio quer aumentar a lucratividade, e os lucros atualmente são mais importantes do que nunca, à medida que continuamos nos recuperando da pandemia. 

Administrar um açougue de sucesso é um ato de equilíbrio que pode parar se seus gastos excederem sua renda. Você deve dimensionar e aumentar o lucro e a receita, mas também ficar de olho nas suas margens de lucro.

 

O QUE É MARGEM DE LUCRO?

 

Sua margem de lucro é quanto dinheiro você realmente ganha após a conclusão de uma transação. A fórmula da margem de lucro é a diferença entre sua receita (a quantidade de dinheiro que sua empresa traz) e seus custos. Para calculá-lo, divida sua receita líquida (ou seja, receita total menos despesas) por suas vendas líquidas (ou seja, vendas brutas menos devoluções, descontos e subsídios) e multiplique o resultado por 100.

A margem de lucro de uma empresa indica sua capacidade de administrar suas despesas, de modo que os investidores a utilizam como base de comparação ao dimensionar um potencial investimento. Compreender como melhorar o lucro e elevar a margem de lucro do seu negócio é vital para seus resultados e capacidade de atrair investimentos.

Aqui, descreveremos as três áreas em que os lucros podem ser aumentados, além de oferecer orientação extra sobre como maximizar a receita e diminuir os custos.

As três principais maneiras de aumentar os lucros incluem:

  • aumentando as vendas
  • margens crescentes
  • reduzindo custos


Como aumentar as vendas


A maneira mais óbvia de aumentar os lucros é aumentar as vendas, mas é mais fácil falar do que fazer. Você pode reduzir os preços para aumentar as vendas, mas isso pode resultar em uma margem de lucro diminuída. 

Uma coisa que você pode fazer é identificar carnes e mercadorias de baixa movimentação e reduzir esses preços, trazendo um rápido impulso aos lucros de curto prazo e ajudando a liquidar o estoque de baixa movimentação. 

As campanhas de marketing também podem aumentar as vendas sem a necessidade de reduzir os preços. É uma boa ideia diversificar seu marketing, incluindo cada vez mais métodos possíveis. A mídia social é uma plataforma enorme para aumentar as vendas, portanto, pesquise quais avenidas são mais adequadas para o seu negócio e sua base de clientes.


Como aumentar a margem de lucro


A lucratividade pode ser aumentada drasticamente sem alterar seus preços ou introduzir novos produtos no seu açougue ou um novo tipo de corte. 

É claro que aumentar os preços ou lançar novos produtos certamente são formas de aumentar suas margens, mas existem várias outras formas também. Realize um exame completo de suas margens para identificar qualquer área que possa ser melhorada.

Identificar os produtos ou cortes mais e menos rentáveis que você oferece é o primeiro passo. Então, você deve explorar como você pode repetir o mais lucrativo e ajustar o menos lucrativo. 

Você também pode identificar seus clientes mais e menos rentáveis. O mesmo vale para qualquer setor específico em que você opere. O menos lucrativo deve ter menos tempo e energia gastos neles, sendo gasto em clientes e setores mais lucrativos.

Você também deve examinar seu processo de produção de cima para baixo para garantir que seja o mais eficiente possível.


Como reduzir custos


Reduzir suas despesas gerais também fará com que você aumente a lucratividade. Comece revisando todas as suas despesas, como salários de funcionários, serviços públicos, seguros e custos de transporte, bem como produção e compras. Procure também novos fornecedores que ofereçam melhores ofertas.

Outra área que vale a pena investigar são as instalações onde você opera. Se você estiver em um local caro que não necessariamente beneficia a empresa de maneira significativa, pode haver um local mais barato que também sirva.

Descubra quantos de seus funcionários precisam estar no local e quantos podem trabalhar remotamente (no caso do setor administrativo). Em seguida, veja como isso afeta o espaço que você precisa para realizar negócios.

Esperamos que este artigo tenha te dado uma direção de como melhorar a margem de lucro no seu açougue.

SOBRE A GENTE

Nos importamos com a família brasileira, por isso trazemos aqui dicas deliciosas, nutritivas e curiosidades legais sobre o universo das carnes.

Novidades

Acompanhe sempre o nosso blog para receber dicas fresquinhas.